O projeto - A base do projeto 2012

APRESENTAÇÃO

IRMÃOS E IRMÃS,

 APRESENTO A TODOS UM IMPORTANTE PROJETO QUE PRA INÍCIO DE CONVERSA IRÁ ALAVANCAR UM GRANDE PASSO NA AÇÃO EVANGELIZADORA NA NOSSA COMUNIDADE. O CANTA MISSIONÁRIO É UM PROJETO QUE CONVIDA TODA PESSOA BATIZADA, COMO DISSÍPULOS (AS) MISSIONÁRIO A ASSUMIR OMANDATO DE CRISTO: “IDE PELO MUNDO INTEIRO E PREEGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA!” (mc 16,15).

ESTE PROJETO COMPRIRÁ O QUE PEDE AS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011-2015: (DGAE). ELE É UM MEIO CRIATIVO E PEDAGÓGICO ONDE A PESSOA PASSA A SE ENVOLVER E COMPROMETER-SE COM OS MOVIMENTOS E PASTORAIS DA COMUNDADE. TERÁ INÍCIO NA COMUNIDADE MATRIZ, MAS REALIZANDO ALGUMAS AÇÕES NAS COMUNIDADES MAIS PRÓXIMAS, COMO POR EXEMPLO: NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, GUADALUPE, SANTO ESTERVÃO, SÃO FRANCISCO, BOM JESUS. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE CRIAR COMUNIDADES NOS POVOADOS (VILA JOÃO MANO, BAIRRO DE FÁTIMA, LEILAU E CAJUEIRO) QUE AINDA NÃO EXISTE COMUNIDADE.

O CANTA MISSIONÁRIO SERÁ UMA ATIVIDADE PERMANENTE MISSÃO, PARA INÍCIO SERÁ DESENVOLVIDO UM TEMA APARTIR DA EQUIPE ARTICULADORA. A IGREJA COMO UM TODO EXECUTARÁ O TEMA DURANTE TODO O ANO, DE ACORDO COM O TEMA SUGERIDO. COMO O CANTA MISSIONÁRIO É DE CARÁCTER MISSIONÁRIO E SOCIAL, TRABALHARÁ COM ENFOQUE A JUVENTUDE, CATEQUESE E FAMÍLIA. A CADA ANO SERÁ UM TEMA, SENDO QUE O ANO DE 2012 E 2013 TRBALHAREMOS JUVENTUDE, EM VISTA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO, EM 2013. PENSANDNO NISSO, O TEMA SUGERIDO SERÁ:

JUVENTUDE MISSIONÁRIA E COM O LEMA: NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ.

SERÃO DIFERENTES AÇÕES, TODAS ELAS FALANDO DA PESSOA DE JESUS CRISTO, SUA MISSÃO DIANTE DE UMA SOCIEDADE ONDE A LEI ERA O MAIS IMPORTANTE.

ALÊM DISSO, PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SERÁ DESENVOVIDO EM CINCO ETAPAS:

  1. RETIRO ESPIRITUAL-É UM MOMENTO ONDE É FEITO APRESENTAÇÃO DO PROJETO DO ANO CORRENTE, SUA TEMÁTICA, ENVOLVENDO O TEMA JÁ DESENVOLVIDO PELA EQUIPE ARTICLADORA. ALÉM DISSO, A FORMAÇÃO SERÁ DE EXTREMA PRIORIDADE, POIS MOSTRARÁ A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE DE JEJSUS.
  2. 2.     MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO-SERÁ DESENVOLVIDA NO DIA DE PENTECOSTE, ATRAVÉS DE AÇÕES REALIZADAS DURANTE TODO O DIA, ENCERRANDO A NOITE COM A CELEBRAÇÃO DE PENTECOSTE NA COMUNIDADE E LOGO APÔS SHOW DE MÚSICA RELIGIOSA E APRESENTAÇÕES TEATRAIS.
  3. 3.     SOMOS CIDADÃOS DO REINO-É UMA ATIVIDADE REALIZADA NO MÊS DE ABRIL E TEM COMO OBJETIVO DESTERTAR NA SOCIEDADE O DESEJO DE CONSTRUIR UMA VIDA MELHOR PARA TODOS (AS). BUSCA TRABALHAR EM ANEXO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE E SERÁ EXECUTADA NO PERÍODO DE 14-21 DE ABRIL, SEMANA DA CIDADANIA. SERÁ ORGANIZADA PELA PJ, E TERÁ COMO APOIO TODA IGREJA.
  4. 4.       EVANJELIZAR É PRICISO-APLICADA DURANTE TODO MÊS DE AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES, A IGREJA COMO UM TODO SE ORGANIZARÁ EM PROL DE UM OBJETIVO ÚNICO-LEVAR E APRESENTAR CRISTO ÀS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE. AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS DE ACORDO COM O QUE RECOMENDA A SEMANA DO MÊS, COMO POR EXEMPLO:

4.1   SEMANA-CLERO E RELIGIOSOS (AS)

4.2   SEMANA-VOCAÇÃO

4.3   SEMANA-FAMÍLIA

4.4   SEMANA-CATEQUESE

  1. 5.     ENCONTRO DE COMUNIDADES-A IDÉIA É FORTALECER A COMUNHÃO ENTRE AS COMUNIDADES, MESMO AQUELAS MAIS DISTANTES. É UM MOMENTO DE FORMAÇÃO, ANIMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE, MISSÃO, PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS, CONFRATERNIZAÇÃO, CELEBRAÇÃO DA PALAVRA E APRESENTAÇÃO CULTURAL (MÚSICA POPULAR, RELIGIOSA, DANÇAS FOLCLORICAS ETC).

 

Dionizio da luz leigo e coordenado

 da comunidade matriz-idealizador

do projeto canta missionário

 

JUSTIFICATICA

v IGREJA ACOMODADA-POUCA EVANGELIZAÇÃO

v POUCO ENVOLVIMENTO DE JOVENS NA PASTORAL

v FALTA DE COMPROMISSO COM OS SACRAMENTOS DA IGREJA

v FALTA DE ARDOR MISSIONÁRIO

v FALTA DE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE PASTORAL

 

OBJETIVOS GERAIS

 

  • EVANGELIZAR,

 A PARTIR DE JESUS CRISTO E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, COMO IGREJA DISCÍPULA, MISSIONÁRIA E PROFÉTICA, ALIMENTADA PELA PALAVRA DE DEUS E PELA EUCARISTIA, À LUZ DA EVANGÉLICA OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES, PARA QUE TODOS TENHAM VIDA (JO 10,10), RUMO AO REINO DEFINITIVO.

 

  • FAVORECERO EMPENHO NAS PASTORAIS E MINISTÉRIOS OS LEIGOSQUE ESTÃO DESPERSOS.

 

  • AJUDAR AS PESSOAS A SEREM PROTAGONÍSTAS DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.

 

  • CONVIDAR O POVO PARA O GRANDE MUTIRÃO EM DEFESA DA VIDA E CIDADANIA DE TODOS, ESPECIALMENTE O MAIS EMPOBRECIDOS E EXCLUIDOS.

 

  • DESCOBRIR NAS PESSOAS O DOM E VONTADE PELO CANTO OU MÚSICA.

 

  • DESPERTAR NOS LEIGOS (AS) A NESSECIDADE DE CONSTRUIR OU VEVITALIZAR AS CEB’s.

 

  • VIVER A COMUNHÃO NO PLURALISMO (SMP).

 

DESPERTAR NAS PESSOAS O GOSTO PELA MISSÃO (SMP).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Ø CRIAR E EFETIVAR COORDENAÇÕES PARA OS SETORES DAS COMUNIDADES.   

 

  • Ø CRIAR E FORMAR UMA EQUIPE DE MINISTROS DA PALAVRA.

 

  • Ø LEALIZAR ESTUDOS BÍBLICOS LEIGOS (AS).

 

  • Ø CRIAR UMA ESCOLA DE MÚSICA, OFERECENDO AULAS DE VIOLÃO E TECLADO.

 

  • Ø MONTAR UMA EQUIPE DE CANTORES E TOCADORES QUE VENHAM ENSAIAR OS DO

PROJETO.

 

  • Ø UTILIZAR TODO TEMPO POSSÍVEL NAS RÁDIOS E RESIDÊNCIAS OS CANTOS MISSIONÁRIOS E OUTROS CANTOS CATÓLICOS.      

 

  • Ø REALIZAR SEMANA DA CIDADANIA.

 

  • Ø EXECUTAR AS AÇÕES EVANGELIZADORAS EM PRAÇAS E RUAS DA COMUNIDADE.

 

  • Ø MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA CRUZ EM NOSSAS VIDAS.      

 

 

METODOLOGIA

 

A METODOLOGIA DO CANTA MISSIONÁRIO É DIVERSA, TRBALHANDO DIRETAMENTE COM O QUE ORIENTA AS DRAE 2011-2015, EM SEGUIDA, PRETENDE-SE FORMAREQUIPES DE TRABALHOS COM VÁRIAS FUNÇÕES, COMO TAIS: PALESTRAS, MISSÕES, ENSAIOS DE CANTOS, VÍDEOS, SHOW DE CALOUROS, RODAS DE CONVERSAS, DEBATES, RETIROS, CELEBRAÇÕES, LEITURA ORANTE, ENCONTRO DE CASAIS, DISCUÇÕES SOBRE CIDADANIA, ECOLOGIA. ALÉM DISSO, EM ALGUNS MOMENTOS DO PROJETO SERÃO USADO O MÉTODO VER-JULGAR-AGIR-REVER-CELEBRAR.

 

MÍSTICA

 

TEMOS UMA MMÍSTICA PRÓPRIA, HÁ UMA CONVICÇÃO QUE É ACREDITAR EM UM DEUS DA VIDA, ONDE O QUAL NOS DEU UM AMOR INCODICIONAL, NOS MOSTRA COMO SE TORNAR PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.  EM FIM, CREMOS QUE A CURA INTERIOR ACONTECE, QUANDO ESTAMOS EM PAZ COM O PRÓXIMO E ESTÁ EM PAZ COM O PRÓXIMO É O MESMO QUE NÃO INDIVIDUALIZAR AQUILO QUE É COMUNITÁRIO. É TER PREFERENCIA PELO POBRE. É AFIRMAR COM  O APÓSTULO PAULO: “EU VIVO, MAS JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, POIS É CRISTO QUE VIVE EM MIM.” (GL 2,20) 

 

ESPIRITUALIDADE

 

PRA INÍCIO, VIVEMOS UMA ESPIRITUALIDADE CRISTOCENTRICA, ONDE HÁ CRISTO COMO CENTRO.

EM MC 10,13-16, FALA QUE JESUS FICOU INDIGNADO AO VER ALGUMAS CRIANÇAS-SÍMBOLOS DAS PESSOAS UMILDES, POBRES, SEM VOZ E SEM VEZ-SEREM MARGINALIZADOS E DESPRESADAS. ABRAÇOU-AS COM TERNURA E SOLIDARIEDADE, TOMANDO A DEFESA DELAS. POIS ASSIM QUEREMOS UMA ESPIRITUALIDADE IGUALMENTE A DE JESUS.

UMA VIDA GUIADA PELO ESPIRITO É UMA VIDA ILUMINADA PELOS MESMOS SENTIMENTOS E OPÇÕES DE JESUS.

TODA ESPIRITUALDADE, PARA SER VERDADEIRA, É MISSIONÁRIA TAMBÉM, NÃO HÁ COMO SEPARAR. QUEREMOS, AQUI, APROFUNDAR UM POUCO MAIS A ESPIRITUALIDADE QUE DEVE ACOMPANHAR AQUELES QUE ASSUMIRAM, DE UMA MANEIRA ESPECIAL, O SERVIÇO MISSIONÁRIO. VAMOS PRIMEIRO, BUSCAR LUZES E ESPERANÇA NA VIDA DE JESUS MISSIONÁRIA.

 

EQUIPE ARTICULADORA (EA)

 

COORDENAÇÃO PAROQUIAL SE FOR POSSIVEL

COORDENAÇÃO DA CATEQUESE

COORDENÇÃO DA FAMÍLIA

COORDENAÇÃO DA JUVENTUDE

IDEALIZADOR OU DEFENSOR

 

PARCEIROS

 

TODAS AS PASTORAIS, MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÔES DA IGREJA.

 

SIMBOLOGIA

CRUZ

ANEL DE TUCUM

VELA

BÍBLIA

BANDEIRA

 

AÇÕES PRIMÁRIAS PERMANENTES

É DESTINADA AQUELAS PESSOAS QUE JÁ ESTÃO ENVOLVIDAS EM SERVIÇOS PASTORAIS:

v FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA OS JÁ ATUANTES NA COMUNIDADE

v CRIAR SETORES DENTRO DA COMUNIDADE

v INCENTIVAR AS EQUEPES (MINISTÉRIO) DE MÚSICA DA COMUNIDADE

v CRIAR OU ELEGER COORDENAÇÕES NOS SETORES DA COMUNIDADE

v PLANO DE SUSTENTABILIDADE DO CANTA MISSIONÁRIO

v CÍCULOS BÍBLICOS NAS FAMÍLIAS

v OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES

v FORMAÇÃO SACRAMENTAL PARA LEIGOS (AS)

v FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

 

 

AÇÕES SECUNDÁRIAS PERMANENTE

É ESPECIALMENTE PARA PESSOAS NO INÍCIO DO ENGAJAMENTO NA COMUNIDADE:

v FUNDAR EQUIPE DE TRABALHO COMUNITÁRIO (amigos da comunidade ou amigos da matriz)

v AMPLIAR O MINISTÉRIO DE LEITORES E SALMISTA

v FORTALECER OS GRUPOS DE BASE DA PASTORAL DA JUVENTUDE

v FORMAÇÃO LITURGICA